▸ÚLTIMAS NOTICIAS | LATEST NEWS

B1A4 - IMAGEM PÚBLICA



B1A4 foi apelidado diversas vezes de "countryside-dols", ou idols do campo. A mídia coreana frequentemente usa esse apelido devido ao fato de que todos os membros do B1A4 que são do interior: Jinyoung é de Chungju, Chuncheong-do. CNU de Cheongju, também em Chungcheong-do. Sandeul é de Busan. Baro, de Gwangju, Jeollanam-do. E Gongchan é de Suncheon, também em Jeollanam-do.

Eles também foram apelidados como "blood-dols", ou idols do sangue, em referência às origens do nome do grupo, que é a junção dos tipos sanguíneos de todos os membros. B1A4 foram também apelidados como "paper-dols", ou idols de papel, por causa do tipo de papel A4.

Com a tentativa de se diferenciarem dos outros grupos, B1A4 também havia promovido um apelido "saessakdol", ou sprout-dol (por causa de sua famosa "sprout dance", uma dança que consiste na imitação do crescimento de uma plantinha). A "sprout dance", ou "saessakchum", foi exibida em vários shows, incluindo o Quiz to Change the World.

No quesito escândalos, B1A4 levantou a ira de internautas muçulmanos da Malásia por reencenarem algumas cenas românticas de dramas coreanos com algumas fãs muçulmanas em um fanmeeting em janeiro de 2015 na Malásia. A revolta se deu por conta do fato das mulheres muçulmanas não poderem tocar em homens, fazendo com que o grupo fosse acusado de abuso sexual pela população da Malásia, alegando que eles a haviam molestado em público.

O grupo, sabendo das leis muçulmanas, perguntou às fãs se podiam realizar as cenas (visto que em sua religião é proibido o contato de homens com mulheres) e as fãs consentiram dizendo sim, o que fez com que a população não só ficasse contra o grupo, mas também contra as meninas, porque segundo eles, as mesmas desrespeitaram suas leis.

Em 2014, B1A4 também esteve envolvido em um escândalo, o qual se tratava de sajaegi (manipulação das vendas de álbuns). O fã-clube do TVXQ, ou as Cassiopeias, como são chamadas, acusaram o B1A4 de sajaegi com as vendas do álbum "Who Am I". Elas alegavam que era impossível um grupo disparar nas vendas de álbuns de uma hora para a outra (visto que em seu comeback anterior o grupo tinha vendido 22 mil cópias por semana, e nesse vendeu 67 mil cópias por semana), ultrapassando grupos consagrados como SHINee e INFINITE.

Mas o que ninguém percebeu é que o B1A4 havia lançado 6 versões de Who Am I, uma versão para cada membro e outra para o grupo (cada uma com um conteúdo diferente), o que fez com que o fã-clube do B1A4, os BANAs, fizessem um mutirão e se unissem para comprarem todas as versões do álbum, o que fez as vendas aumentarem pois cada versão vale como um álbum. Ou seja, foi tudo uma tática de seu fã-clube para que o grupo obtivesse uma grande pontuação na venda de álbuns, e por fim, as fãs do grupo TVXQ acabaram pedindo desculpas às fãs do B1A4 por denegrirem a imagem pública do grupo.



Adbox
Adbox

@banabrasil